Desbloqueio da Escrita
O Desbloqueio da Escrita é uma terapia que trabalha nossa expressão no mundo, seja ela terapêutica, artística ou técnica. Pode ser realizada com crianças, adolescentes e adultos, individualmente ou em grupo. É uma das terapias integrantes do Método Flávia Esper.
Cada percurso é exclusivo, desenvolvido para atender à necessidade específica de cada cliente. Através de uma abordagem amorosa, trauma-informed e técnica, auxilia na
liberação dos bloqueios da expressão, na organização e desenvolvimento de textos ou na expressão criativa. Aumenta a autenticidade, a autoconfiança e a capacidade de se expressar.
Quem pode fazer?
O Desbloqueio da Escrita é indicado se você sente pelo menos uma destas opções:
-
nervosismo quando precisa escrever textos
-
vontade de explorar sua criatividade
-
dificuldade na escola ou na universidade, especialmente com questões dissertativas
-
ansiedade ou bloqueios pra redigir trabalhos, monografias, dissertações
-
falta de ideias ou dificuldade em concretizar ideias
-
pensamento muito acelerado ou desorganizado
-
falta de assertividade ao reconhecer ou expressar seus desejos e limites
-
confusão ou angústia ao expressar emoções
-
desejo de entrar em contato mais profundo com sua própria história
O Desbloqueio da Escrita nasceu da minha experiência como professora, orientadora de textos e terapeuta. Ao longo dos anos, percebi que boa parte dos problemas de escrita têm mais relação com questões emocionais que com falta de aulas de gramática. Várias pessoas se sentem aterrorizadas, ansiosas, confusas, sem saber por onde começar quando precisam se expressar, nomear emoções e limites ou redigir um texto.
Muitas têm medo de se expor, de dizerem o que realmente pensam e serem criticadas ou ridicularizadas. Algumas acham que não tem nada de importante a dizer ou pensam que não são boas o bastante e a busca pela perfeição e a procrastinação entram em cena. Outras têm muita facilidade em ter ideias, mas dificuldade em organizá-as e trazê-las para o mundo concreto. Ainda há aquelas que vivenciaram as aulas de redação e gramática no colégio de forma extremamente traumática ou têm crenças limitantes sobre a sua capacidade de escrita. Tudo isso pode aumentar a ansiedade e a falta de vontade de escrever.
Nesses casos, minha proposta consiste em ajudar a trabalhar as questões emocionais por trás da produção e texto, bem como a organizar, desenvolver e escrever as ideias. Procuro identificar padrões limitantes que bloqueiam a livre expressão escrita e ajudo meu cliente a libertar-se deles, resgatando a autoria de suas próprias ideias e o poder de escrever sua própria voz e história.
Além desses casos, também uso o Desbloqueio da Escrita e a Escrita Terapêutica para ajudar pessoas que querem aprofundar seu autoconhecimento, reencontrar sua potência de vida, ressignificar vivências traumáticas ou encontrar sua História Pessoal.
Como minha primeira formação foi em Letras, como professora, também ajudo na parte técnica, quando necessário, a fim de prover o cliente com recursos suficientes para expressar o que deseja de forma gramaticalmente adequada. Acredito que qualquer um, provido das ferramentas adequadas de linguagem, da organização mental e da autoconfiança de uma expressão desbloqueada pode produzir um bom texto e expressar claramente suas ideias.
O Desbloqueio da Escrita é indicado tanto para crianças e adolescentes, quanto para adultos. Boa parte das pessoas que têm me procurado são universitários enfrentando o terror das monografias e teses. É um momento bastante delicado e já cheio de pressões. Quando conseguimos trabalhar as dificuldades com a escrita, todo o processo flui mais naturalmente e o cliente consegue expressar e defender suas ideias de forma mais serena e adequada.