Cura Xamânica
A Cura Xamânica é uma terapia trauma-informed do Método Flávia Esper, que trabalha a reconexão com a nossa inteireza. Dá voz, espaço e acolhimento a partes nossas que ficaram aprisionadas em experiências traumáticas, experiências das quais, por vezes, nem temos lembrança, mas que ficam gravadas em nosso corpo e campo energético. Essas experiências traumáticas podem se manifestar em sintomas físicos ou emocionais, situações que se repetem, perda de poder pessoal,
sensação de estar perdido, dificuldades de realização, problemas recorrentes nos relacionamentos, falta de iniciativa, dificuldade em entender determinadas reações e comportamentos.
Utilizando da sensibilidade, a terapeuta dá voz e acolhimento a partes do cliente que não puderam ser escutadas ou que ficaram presas a determinadas experiências, como ocorre em situações de trauma. Ao identificar a origem dos bloqueios e trazer consciência, escuta amorosa e segurança às nossas partes, a Cura Xamânica visa resgatar nossa inteireza, trazendo de volta partes nossas que ficaram desconectadas pelo caminho, para que possamos seguir em frente com mais fluidez, mais alinhados, recuperando nossa harmonia e poder. Trabalha na ressignificação de situações traumáticas (conscientes ou inconscientes) para que possamos transformar nossa dor em força e dom.
A Cura Xamânica, criada por Flávia Esper, surgiu como uma nova vertente do alinhamento energético, terapia de origem indígena brasileira. Flávia Esper trouxe para o trabalho um formato inovador de atendimento, bem como recursos de outras técnicas e abordagens que estudou, tais como escuta ativa, somática, constelações familiares/sistêmicas, thetahealing, resgate de alma, leitura corporal, florais. Como terapia integrante do Método Flávia Esper, está alinhada com a visão trauma-informed e com o poder curador das histórias.
Como é feita a sessão?
Apesar de ser uma terapia que faz uso da sensitividade, é realizada normalmente, em consultório ou online. Na Cura Xamânica, NÃO é usado nenhum tipo de planta nem de ritual. O cliente senta-se ou deita-se confortavelmente, de olhos abertos ou fechados, e escuta as informações trazidas pela terapeuta. Pode simplesmente escutar ou pode falar das suas questões e comentar o que surge. Ao final, recebe uma recomendação terapêutica, com uma frase, palavra ou música de cura e, quando necessário, alguma sugestão de exercício.
A estrutura básica do trabalho consiste em três momentos: leitura do campo e identificação dos bloqueios; escuta/acolhimento das partes desconectadas e ressignificação das experiências traumáticas; limpeza energética com mensagem final de cura. Cada atendimento é único e os recursos utilizados vão depender das questões e do momento do cliente.
Enquanto traz uma nova consciência e um novo olhar sobre as questões, a energia também é reorganizada e equilibrada, para que o cliente possa passar a utilizá-la de forma mais produtiva, assertiva e harmônica. Isso ajuda a libertar partes nossas que estavam aprisionadas em situações traumáticas, para que possamos utilizar a energia que estava ali de forma mais saudável.
Quem pode se beneficiar da Cura Xamânica?
Qualquer pessoa que esteja passando por algum desequilíbrio emocional, alguma doença física, uma situação repetitiva, a sensação de falta de sentido, propósito ou de dificuldade em realizar seus sonhos pode se beneficiar da Cura Xamânica. Pessoas que estejam em coma, pacientes terminais ou indivíduos que, por qualquer razão física ou mental, estejam incapacitados de se comunicar também podem ser atendidos com a Cura Xamânica, mediante autorização dos responsáveis. Além disso, a técnica pode ser aplicada na limpeza energética de lugares e objetos ou para tratar bebês, crianças, animais e plantas.
Como é possível?
O trabalho faz uso da sensibilidade e do consentimento para se acessar o campo energético do paciente, bem como os corpos em desequilíbrio. Isso é possível porque tudo no universo está interligado, como nos mostram várias teorias, tais como as da sincronicidade e do inconsciente coletivo, criadas por Carl Gustav Jung. A idéia de indivíduo fisicamente separado do restante é apenas ilusória. Trocamos energia todo o tempo com objetos e pessoas ao nosso redor. Baseado nessa unidade, é possível acessar, com a sensitividade e a permissão do cliente, as partes em desarmonia e equilibrá-las.
Como todo o trabalho é pautado nas leis de ressonância e unidade, o cliente não estará sendo julgado por nada que venha à tona, pois o que quer que surja para ser trabalhado existe em todos nós. Da mesma forma, como tudo que existe no universo existe em cada um, para qualquer energia "negativa" ou em desequilíbrio que expressemos, também temos sua versão "positiva" e equillibrada. A Cura Xamânica busca trazer esse reequilíbrio, para que possamos usar a energia que estava em desequilíbrio na sua forma equilibrada, nos reconectando com nossa potência de vida
Para aprender a técnica, seja para aplicar em si mesma
ou para ampliar seu trabalho, clique aqui.